segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Futuro da Música Depois da Morte do CD


O Futuro da Música Depois da Morte do CD é o nome do livro lançado durante a última Campus Party em São Paulo, e que se propõe a discutir o impacto que as redes digitais causam nos processos de criação e distribuição da música nos tempos de hoje.

Na introdução explica -se bem a "morte do CD" a qual o título do livro se refere, sugerindo que não se trata de uma simples substituição de formatos de distribuição musical, assim como o vinil foi trocado pelos cd´s , a questão é bem mais complexa.

Entre os artigos de maior destaque está o entitulado "O CD morreu? Viva o Vinil!" que discute não só o fetiche que algumas pessoas (ainda) tem pelo vinil, mas também entra na velha discussão sempre presente no universo dos DJs sobre como "DJ que usa CD não é DJ de verdade."

"Os DJs defendem o toca-discos enfatizando, primeiramente, a "segurança" das mixagens, que podem ser feitas diretamente com a mão sobre o disco, sem depender de um software, o que se liga à questão da técnica do DJ, à "qualidade" do som e à "beleza" da imagem do DJ que manipula um toca-discos na pista de dança", escreve a autora.

Já o texto " O MP3 " vai fundo na discussão sobre como ele virou o estopim das mudanças na indústria musical.

"O MP3 vem mudando bastante a forma de se lidar com as canções. A partir desse formato digital, o consumo de músicas dentro de um álbum está sendo substituído pela preferência por um consumo por unidade. Em outras palavras, as pessoas parecem não querer mais ter de pagar por uma sequência de canções imposta previamente, como acontece em um CD, representando assim uma negação à ditadura do álbum comercial.(...) Por meio do MP3, cada pessoa pode fazer quantos álbuns quiser na ordem desejada, além de poder reeditá-los e compartilhá-los livremente. Afinal, nenhuma ditadura pode durar para sempre..."

O Futuro da Música Depois da Morte do CD pode ser baixado em formato pdf no endereço http://www.futurodamusica.com.br
/

Nenhum comentário: